O óleo de jojoba tem sido usado há centenas de anos como um hidratante que cura a pele seca. Mais recentemente, tem sido utilizado em formulações cosméticas devido às suas propriedades anti-envelhecimento e cicatrizantes para a pele. Nem todos os óleos para cuidados com a pele têm as mesmas vantagens que o óleo de jojoba, que continua sendo uma ótima escolha para uso em produtos de cuidados pessoais por várias razões. Além de seu uso constante em cosméticos capilares.
A jojoba, que recebe o nome científico de Simmondsia chinensis, é a única espécie de arbusto da família Simmondsiaceae. O óleo de jojoba é o líquido que vem das sementes da planta de jojoba, que é nativa do sul da Califórnia, sul do Arizona e noroeste do México. Ele tem sido usado há centenas de anos pelos nativos americanos para tratar feridas e lesões, conhecida como “Ouro do Deserto”.
As sementes de jojoba são duras e de cor marrom clara, com alto teor de cera. As sementes são colhidas e prensadas para remover o óleo. O óleo representa cerca de metade do peso da semente de jojoba. Em seu estado natural, tem uma aparência dourada clara e transparente, com um odor de nozes, mas uma vez refinado, é incolor e sem odor.
Muitas vezes, os termos óleo de jojoba e cera de jojoba são usados indistintamente para descrever o que é extraído, porque a cera é composta por cerca de 97% de monoésteres de ácidos graxos, como oleico, palmítico e esteárico. Também há uma pequena porção de ésteres de triglicerídeos, ao contrário de outros óleos como o de semente de uva e o de coco, que contêm mais triglicerídeos. Ele também contém proteínas e fibras brutas e aminoácidos limitantes como a lisina. A composição do óleo confere a ele uma longa vida útil e resistência a altas temperaturas. Seu nível de pH é próximo ao do sebo hidratante produzido naturalmente pela pele, portanto, é muito calmante.
Por conter nutrientes como vitamina E e B, além de antioxidantes como cobre e zinco, que nutrem a pele. Para o mais alto nível de antioxidantes e nutrientes e os maiores benefícios para a pele, o óleo deve ser orgânico e prensado a frio.
As propriedades deste óleo o tornam benéfico para a pele, incluindo: Como outros óleos, o óleo de jojoba penetra na pele para amaciar enquanto hidrata profundamente. Ao contrário dos hidratantes à base de água, ele não evapora rapidamente, por isso é um ótimo ingrediente para peles secas. E como a composição do óleo é semelhante aos óleos naturais presentes na pele, ele interrompe a produção de óleo enquanto hidrata a pele.
Além de seus múltiplos benefícios para a pele, o Óleo de Jojoba também é muito usado em produtos capilares, por ter resistência térmica e à oxidação, sendo usado em vários casos como veículo condutor de ativos. Confira alguns dos benefícios:
O óleo de jojoba pode ser usado por praticamente todos, mas é especialmente uma boa escolha para aqueles que têm pele seca ou vermelhidão. Pessoas com pele propensa a acne ou oleosa descobrirão que produtos que contenham este óleo não exacerbam seus problemas de pele porque não obstruem os poros nem causam acne. Como não deixa resíduo oleoso, até mesmo aqueles com pele oleosa podem usá-lo para ajudar a equilibrar a aparência da pele. Por ser extremamente suave para a pele, o óleo de jojoba não irritará aqueles com pele sensível. Ele é até mesmo recomendado para pessoas com psoríase e eczema porque é tão suave. Aplicá-lo na pele comprometida pode ajudar a reduzir os surtos associados a essas condições. Não são conhecidas reações a este óleo, mas os usuários preocupados devem realizar um teste de patch antes de usar no rosto. É raro que cause uma reação, no entanto.
A adição de óleo de jojoba a um produto de cuidados com a pele pode resultar em uma pele saudável e suave. O óleo pode ser usado em loções, cremes, máscaras ou séruns. Os usuários podem aplicar o produto à noite antes de dormir e novamente de manhã para problemas de pele particularmente difíceis. O produto contendo o óleo de jojoba deve ser usado em uma pele limpa e seca e após qualquer outro sérum. Quando combinado com outros ingredientes, ele pode ajudar a aumentar a potência do produto e os benefícios para a pele.
Além disso, pode ser usado sem restrição em produtos capilares, como shampoos, condicionadores, máscaras e finalizadores, trazendo uma hidratação prolongada e ajudando no combate de poluição e detritos nos fios.
Os benefícios do Óleo de Jojoba são múltiplos, e quando usados da forma certa podem ser muito positivos. Seja capilar, para pelo ou corporal, conte com a Nova Figus para fazer seu produto cosmético contendo óleo de jojoba!