Pular para o conteúdo

Cross Selling: vendendo mais produtos para o mesmo cliente

Toda vez que você chega ao restaurante, pede o combo e te perguntam “Tortinha para acompanhar?”, você se torna um cliente potencial de Cross Selling. O cross-sell ou venda cruzada é uma técnica de vendas que consiste em oferecer produtos ou serviços relacionados e complementares para aumentar a receita. No caso, hambúrguer + batata + refrigerante e, para complementar, uma tortinha ou sundae. Percebeu a ideia?

Para um negócio, a estratégia de Cross Selling é totalmente alinhada com a ideia de aumento de LTV (aumentar o quando de receita seu cliente deixa em seu negócio), assim como aumento de Ticket Médio (média de valor dos pedidos efetuados). Já para o consumidor, uma boa estratégia de Cross Sell irá aumentar a percepção de valor do cliente, mesmo pagando mais, pois terá um produto mais completo.

Pensa só, para os amantes de cinema, uma pipoquinha com filme é fundamental, né? Isso é exatamente um ponto de Cross Sell que gera mais receita para o cinema, assim como complementa a experiência do cliente. Além disso, ainda é difícil você sair sem comprar um refrigerante para acompanhar…

Mas para se ter uma boa estratégia de cross selling, é fundamental que você tenha bem mapeado toda a experiência do seu cliente, para identificar possíveis oportunidades e pontos de melhoria e complementariedade na sua jornada de compras.

Maaas, deve-se atentar muito bem na sua implementação, pois a promoção de produtos ou serviços adicionais pode sobrecarregar os clientes e prejudicar sua experiência geral de compra.

Uma dica: converse atentamente e de forma recorrente com seus clientes e entenda o que para eles efetivamente geraria mais valor uma solução que você ofertasse.