Pular para o conteúdo

O batom de mais de 4.000 anos

Mostrando que cosmético não é só da época de rotinas de skin care, arqueólogos descobrem recipiente no Irã contendo cosmético provavelmente utilizado como corante labial, com fórmula similar ao que usamos hoje em dia.

A descoberta rara é “provavelmente o primeiro” exemplo de batom a ser documentado e analisado cientificamente, relataram os pesquisadores em fevereiro na revista Scientific Reports.

Não é possível excluir a possibilidade de o cosmético ter sido usado de outras formas, por exemplo, como blush, segundo o principal autor do estudo, Massimo Vidale, arqueólogo do Departamento de Patrimônio Cultural da Universidade de Pádua, na Itália.

Mas ele disse que a cor vermelha profunda e homogênea, os compostos usados e o formato do frasco “nos sugeriram que ele era usado nos lábios”.

É um dos primeiros exemplos de um cosmético antigo de cor vermelha a ser estudado, disse ele, embora não esteja claro por que as preparações cosméticas parecidas com batom eram incomuns no registro arqueológico.

Outros produtos previamente descobertos no Egito e no Oriente Médio e estudados por arqueólogos incluem delineadores pretos e compostos de cores mais claras usados como sombras ou bases para os olhos.