Se você faz parte do mundo cosmético, ou mesmo se já procurou algum produto de skin care para...
Quais os benefícios do Ácido Hialurônico na pele?
O Ácido Hialurônico para cuidados com a pele tornou-se a escolha principal para muitos produtos de preenchimento e hidratação da pele, se tornando um dos ativos mais famosos e comerciais dos últimos tempos quando se fala em Skin Care, ou mesmo em outros tipos de cosméticos. Mas será que tudo é só marketing? Só apelo comercial? Ou o ativo realmente entrega tudo o que é prometido?
O Que é o Ácido Hialurônico?
O Ácido Hialurônico (HA) é uma molécula de açúcar de carboidrato encontrada naturalmente no corpo, produzida por uma célula chamada fibroblasto, que une água ao colágeno para tornar certas partes do corpo mais elásticas. O colágeno na derme forma a estrutura da pele e o ácido hialurônico natural se liga ao colágeno de um lado e se liga às moléculas de água do outro. Isso é o que dá à pele uma aparência rechonchuda, quando aplicado diretamente.
O ácido hialurônico é uma molécula gelificada natural capaz de reter mais de 1000 moléculas de água, atuando como uma esponja biológica. O conteúdo de ácido hialurônico na pele representa 50% do conteúdo total do corpo em ácido hialurônico. O ácido hialurônico é constantemente produzido. Leva apenas 1 dia para que uma molécula de Ácido Hialurônico seja produzida e degradada naturalmente na pele.
O HA é encontrado em maior concentração dentro do corpo na pele, articulações, estômago e olhos. Estudos indicaram que ele mantém os ossos saudáveis e fortes e pode ajudar na produção de novo tecido ósseo. Embora nasçamos com uma quantidade substancial de moléculas de ácido hialurônico, a produção dessa substância diminui à medida que envelhecemos, semelhante ao que acontece com a produção de colágeno pelo corpo. Além do envelhecimento, a exposição ao sol pode diminuir a quantidade dessa substância encontrada naturalmente na pele.
Quando usado em produtos para cuidados com a pele, o ácido hialurônico adiciona hidratação à pele à medida que penetra na superfície. Por causa de sua capacidade de reter água, pode ser usado como um umectante em uma rotina de cuidados com a pele, pois hidratará a pele ao longo do dia.
O Que o Ácido Hialurônico Faz?
O ácido hialurônico funciona porque retira água do ar e a transfere para a pele. Ele aprisiona a água na pele, fazendo com que ela pareça mais rechonchuda e hidratada. Sua capacidade de retenção de água é alta, tornando-o um hidratante eficaz. Devido ao seu alto peso molecular, ele retém aproximadamente 1.000 vezes o seu peso. Isso permite que o HA dê estrutura à pele, repare tecidos e lubrifique as articulações.
Condições ambientais, como fumaça, clima severo e certos produtos para cuidados com a pele, podem criar pequenas rupturas na barreira protetora da pele, permitindo que a água escape. Um ácido hialurônico tópico pode ajudar a "selar" essas pequenas rupturas e reter a umidade.
A eficácia dessa molécula é respaldada por estudos. Um estudo no Journal of Drugs in Dermatology descobriu que a aplicação tópica de 0,1% de ácido hialurônico melhora significativamente a hidratação e a elasticidade da pele.
Benefícios do Ácido Hialurônico
Existem muitos benefícios do ácido hialurônico para a pele, especialmente para peles maduras ou secas.
- Hidratação: Produtos tópicos para cuidados com a pele que contêm essa substância podem hidratar a pele devido à sua capacidade única de reter água e mantê-la na pele. Antienvelhecimento: À medida que envelhecemos, a pele fica mais seca e as rugas ficam mais pronunciadas. A profundidade das rugas também pode ser reduzida com o uso consistente de ácido hialurônico em produtos para cuidados com a pele.
- Elasticidade Melhorada: O alto teor de água dessa substância também melhora a elasticidade e a firmeza da pele seca e envelhecida. O resultado é uma aparência mais jovem.
- Proteção da Pele: O HA possui propriedades antioxidantes para proteger a pele contra condições ambientais, como radicais livres nocivos, produtos químicos e exposição ao sol, todos os quais podem causar rugas indesejadas.
- Redução de Inchaço: O ácido hialurônico pode aumentar a umidade na pele, reduzindo a inflamação, especialmente na área dos olhos.
- Acelera a Cicatrização de Feridas: Uma ferida no rosto devido à acne pode ser irritante. O HA também ajudará no processo de cicatrização.
- Não Irritante: Para a maioria dos usuários, a pele não será irritada com o uso de produtos de beleza que contenham este ingrediente. A maioria pode usá-lo sem efeitos colaterais.
Outro benefício dessa substância é que ela funciona muito rapidamente e penetra facilmente para hidratar a pele. Dentro de 15 minutos da aplicação, o ácido hialurônico retira a umidade do ar e permite que sua pele a absorva. Quanto mais for usado corretamente, mais benefícios a pele receberá. No entanto, pode levar até 8 semanas para ver o efeito total deste ácido em rugas e linhas finas.
Como Incorporar Ácido Hialurônico nos Cuidados com a Pele
O principal benefício de adicionar ácido hialurônico a produtos tópicos para cuidados com a pele é manter a pele hidratada. Na maioria das vezes, o ácido hialurônico é usado em soros ou hidratantes para a pele. Ele também pode ser adicionado à base ou ao corretivo para torná-los mais hidratantes. Produtos para cuidados com a pele com ácido hialurônico introduzem a substância na pele para ajudá-la a permanecer hidratada.
Para obter os melhores resultados, os produtos para cuidados com a pele devem conter pelo menos 1% do ácido. Ele funciona bem em conjunto com vitamina C, que combate ainda mais o ressecamento e protege a pele contra os radicais livres, ou vitamina B5, que amacia e suaviza a pele. Qualquer uma dessas vitaminas é um bom complemento para este ativo.
A Diferença Entre Ácido Hialurônico e Hialuronato de Sódio
O ácido hialurônico tem um equivalente chamado hialuronato de sódio, que é sua forma salina. O hialuronato de sódio é mais estável e menos propenso à oxidação. Embora ambos possam ser usados em produtos para cuidados com a pele e frequentemente sejam comercializados sob o termo "ácido hialurônico", existem algumas diferenças. O hialuronato de sódio tem um tamanho de molécula menor, o que permite que penetre melhor na pele. Os pesos moleculares do ingrediente geralmente são listados no rótulo do produto. Quanto menor o peso molecular, mais profundamente ele pode penetrar na pele. Um com um peso molecular mais alto vai repousar na superfície da pele e pode criar um filme, mas pouco irá penetrar nela.
Os produtos para cuidados com a pele em forma de solução têm uma concentração de aproximadamente 1% a 2%, com o restante da solução composto por água. Muita dessa solução na verdade pode ressecar a pele, por isso é importante acertar a fórmula de um produto. A maioria dos produtos para cuidados com a pele tem uma faixa de 1% a 2%, que é eficaz.
Nem todos os produtos têm a mesma quantidade de ácido hialurônico ou os mesmos efeitos. Por exemplo, alguns têm o ácido como principal ingrediente para fornecer benefícios antienvelhecimento. Outros produtos para cuidados com a pele têm uma quantidade menor que atua como um umectante. Para que o ácido hialurônico ou o hialuronato de sódio penetrem na pele, eles devem ser projetados para ter um peso molecular mais baixo. Eles podem manter seus benefícios hidratantes quando conseguem penetrar na pele para efeitos mais duradouros.
Quem Pode Usar Ácido Hialurônico
A resposta para quem pode usar ácido hialurônico é praticamente todo mundo. Como o ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo, há muito poucos efeitos colaterais associados a ele. Todos os tipos de pele podem se beneficiar da incorporação disso em sua rotina de cuidados com a pele. É leve, então não obstruirá os poros para quem tem tendência à acne ou causará reações para quem tem pele sensível.
Aqueles com eczema ou rosácea devem fazer um teste de patch antes de usar. Aqueles com pele seca ou madura obterão os maiores benefícios do uso deste enzima. Escolher um produto projetado para o tipo de pele é a melhor aposta, já que este ingrediente pode ser encontrado em soros, hidratantes e cremes para os olhos.
Como Usar Ácido Hialurônico para a Pele
Quando não usado corretamente, o HA pode ter um efeito contrário e realmente desidratar a pele. Sem qualquer umidade na superfície da pele ou do ar, ele irá, em vez disso, retirar a umidade de dentro da pele. Hidratantes e séruns são as formas mais comuns para produtos. Os seguintes passos são como usar melhor este produto: 1- O sérum ou hidratante com ácido hialurônico deve ser aplicado na pele úmida e limpa para evitar que isso ocorra. 2- Ele ajuda na entrega de ingredientes ativos, para que possa ser aplicado em camadas sob outro hidratante para aprisionar os efeitos de ligação à água na superfície da pele. 3- Pode ser selado com outra camada de óleo facial. 4- O hidratante com ácido hialurônico pode ser aplicado até duas vezes por dia.
Desde que a solução tópica tenha a formulação correta, o ácido hialurônico para a pele fará com que pareça mais jovem, com melhor elasticidade e plenitude.
Os efeitos positivos do ácido hialurônico para a pele o tornam um ingrediente ideal para produtos de cuidados com a pele. Os produtos para cuidados com a pele que contêm ácido hialurônico podem compensar o fato de que ele diminui com a idade, hidratando a pele. Além disso, melhora as linhas finas e a elasticidade da pele.
Cada vez mais consumidores estão procurando produtos que contenham Ácido Hialurônico por seus diversos benefícios. Conte com a Nova Figus para desenvolver seu produto cosmético do zero contendo esse ativo, e surpreenda com sua qualidade no mercado.